terça-feira, 11 de junho de 2013

Um apaixonado por automóveis e sua Garagem dos Sonhos.


Um apaixonado por automóveis e sua Garagem dos Sonhos.

O prazer de ter um carro com mais de trinta anos, de marca famosa, nacional ou importado e que esteja em bom estado de conservação nunca foi compartilhado por tantos brasileiros. No início dos anos 90 existiam pouco mais de 2.000 diligentes donos de carangos que marcaram época. O número triplicou de lá para cá. Atualmente, os colecionadores estão em torno de 6.000, de acordo com um levantamento da Fundação Memória do Transporte, com sede em Brasília. E é neste contexto que surge um colecionador nascido na cidade de Santana do Acaraú de nome Antônio Araújo Carneiro Filho, homem simples, de fala mansa, e um otimista incorrigível. Empresário de sucesso, hoje com 54 anos de idade, casado com Elis Cristiny Souza Mendes há 14 anos que é uma incentivadora da sua coleção de carros antigos, que conta atualmente com 33 veículos sendo 8 carros nacionais e 25 importados. Uma parte da sua coleção fica exposta em sua garagem, que ele denominou de Garagem dos Sonhos.
Ele nos conta que sempre gostou de veículos automotores e que o seu primeiro carro antigo foi um Aeroilis, ano 1971 de cor bege que adquiriu em uma visita que fez ao Clube do Automóvel na cidade de Fortaleza na companhia de seu filho. O carro pertencia ao Sr. Dr. Arnobio Tomás que na época era um dos maiores colecionadores da cidade e que depois desta compra tornaram-se grandes amigos e juntos já participaram de alguns encontros na cidade de Águas de Lindóia. Depois adquiriu um Dodge Le Baron 1979, cor prata que era do mesmo amigo e que ainda hoje faz parte de sua coleção. Apaixonado por carros americanos Antônio Filho, como carinhosamente seus amigos o chamam, nos conta que o diferencial do carro americano para os demais carros fabricados no mundo além de serem bonitos, é o seu design e a potência dos seus motores, visto que a grande maioria possui motor V8, além de um espaço generoso para namorar e passear com a família, o que faz com que estes carros sejam os mais cobiçados entre os colecionadores de carteirinha.
Antônio Filho possui entre as suas 33 preciosidades um Fairlane 500, ano 1959, cor amarelo e branco que lhe abre um sorriso espontâneo e que ele, revela ser o xodó da sua coleção. Sua história com o Clube do Fusca iniciou em 2008 a partir de um convite do então Presidente na época, o Sr. Cleiton Medeiros. Antes mesmo de iniciar no Clube, Antônio Filho já organizava os Encontros de Carros Antigos de Sobral, sendo a partir da visibilidade com estes eventos que veio o convite para participar do Clube, passando este a se chamar Clube do Fusca e do Automóvel Antigo de Sobral. O VII Encontro ocorrido em 2012 fez bastante sucesso, merecendo destaque no Jornal Diário do Nordeste.
Como falamos anteriormente Antônio Araújo Carneiro Filho, é um otimista incorrigível, em sua opinião, os automóveis antigos a nível nacional estão se tornando um ótimo negocio e a cada dia que se passa estão virando uma paixão, inclusive ele recentemente foi para o Encontro Paulista de Autos Antigos - Águas de Lindóia, onde comparece á este evento de 2007 até hoje e pode comprovar a evolução do evento onde o mesmo nos conta que não estava conseguindo nem fotografar próximo dos veículos, pela quantidade de pessoas que prestigiavam o evento.
E nas suas palavras finais, ele nos deixa duas mensagens importantes: Pede para que se preserve na cidade de Sobral e em todo mundo a história dos carros antigos, clubes e colecionadores para que as gerações futuras possam conhecer a evolução do automóvel. E a outra mensagem e que nunca faça o mal as pessoas, somente o bem, pois as coisas boas só trazem frutos positivos para todos. Para concluir, o que observamos deste ser maravilhoso é que depois de duas horas de conversa, o que fica é a imagem de um homem brincalhão, com muitas histórias de vida para contar, um batalhador, extremamente simples e que graças a estas suas características se tornou o homem bem sucedido que é. 











Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir